top of page

Quem somos

Somos uma instituição de ensino viva, do qual forma, equipa e capacita líderes, em seu mais amplo viés acadêmico, voltada para a formação do indivíduo em sua maior abrangência no que tange a educação, acreditamos nas mais amplas facetas dos saberes e na ética da existência humana, e abrimos as nossas portas para todos aqueles que desejam uma nova experiência educacional. 

 

Somos pessoas comprometidas com o cordeiro, uma instituição privada pró-Israel, de serviço educacional, unindo a Igreja a Israel, visando o crescimento e a expansão do reino de nosso S-nhor e salvador Ieshua Há Mashiach, para nações sofridas, ministérios e ministros feridos, igrejas em situação de abandono, que queira ter a visão dos seguidores de Ieshua (Jesus) do 1º século, vidas em risco e no abandono, no meio das incertezas ou aprisionadas por condições espirituais, emocionais, físicas ou afetivas.

 

Instituto Judaico Messiânico nasceu de um sonho e de um latente desejo de reavivamento e restauração de um povo, de uma noiva, em uma terra que clama por ajuda e que geme pelo preço do pecado e pelo sangue inocente derramado. Terra está consagrada a inúmeros demônios e entidades demoníacas ao longo de sua existência e de sua história, lações a fio de idolatria e reverência a deuses pagãos, se esquecendo do D-us vivo, o D-us de Israel. Ao longo da nossa história de abusos e escravidão, deperda de valores da vida e da degradação do ser, na imagem e semelhança de seu criador.

 

O Nome fantasia e o nome empresarial foi escolhido em virtude de um tempo profético em que o Brasil seria um celeiro para as nações, após passarmos por inúmeras dificuldades e aprendizados quanto à clara visão do Eterno para as nossas vidas, logo clamamos por este cumprimento, crendo que o Eterno se faz presente em nossas vidas. Hoje temos esta empresa como um viés jurídico e de educação para apoio de ministérios não só como uma direção do S-nhor para as nossas vidas, mas também como um chamado para o ide. O nosso maior foco nestes dias tem sido em qualidade de tempo em oração, intercessão e em aconselhamento ministerial, pois temos visto uma drástica mudança na atmosfera de dificuldades quando investimos tempo com qualidade em oração.

 

Nossa mensagem está baseada na necessidade que a Igreja tem, como um todo harmônico, de levantar-se e voltar-se às suas raízes bíblicas, históricas e proféticas. E estas raízes estão justamente cm a nação de Israel. Nossa proposta está fundamentada na bíblia, na história e geografia de um povo espalhado entre nações e agora em Israel, tendo uma visão profética, na Palavra de D-us, visando um retorno em amor à Israel como povo, nação, mandamentos e estatutos eternos do S-nhor, tendo como base a palavra de D-us em seu original, sem a manipulação do homem ou de uma sociedade ou religião, pois somos parte integrante do mesmo corpo e participantes das mesmas coisas – sejam elas boas ou ruins – pois o S-nhor enxertou a Igreja (povos e nações, que não são judeus ou descendentes) em Israel (Romanos 11), gerando assim unidade na pluralidade.

 

Em sua soberania, o Pai Celestial está, neste tempo, restaurando seu povo para o triunfal e definitivo estabelecimento do Seu Reino. Os que estão com os ouvidos atentos já podem ouvir o som do shofar do Eterno D-us, e ele anuncia que D-us já reservou para a sua Igreja uma missão especial, que é, como servo fiel, tomar a iniciativa no estreitamento de relações com Israel no mesmo sentido acima mencionado, dando os passos imprescindíveis para o cumprimento dos últimos sinais do tempo do fim.
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Guilyana 2:7)  (Apocalipse 2:7).

Nossa Missão

A missão do Instituto Judaico Messiânico é de unir todos os povos que de fato confessam o senhorio de Ieshua, em um povo, trazendo a noiva do cordeiro em unidade com o padrão do Eterno, levantar um povo biblicamente instruído, que aplica as Escrituras ás suas vidas e que adora ao S-nhor D-us de Israel como seu único S-nhor.

 

Temos como missão o cumprimento desse chamado ao mantermos uma vida pessoal de devoção e adoração, mantendo uma vida de santidade que será criada através da oração individual, juntamente com o corpo do Mashiach, com os irmãos ao redor do mundo e os nossos pares ministeriais (líderes), sejam eles judeus ou não judeus.

 

Desejamos ministrar aos que têm fome e sede do S-nhor, não importando a situação em que esteja que tenha fome de conhecimento, que possuam um coração pronto, disposto e disponível para o chamado do S-nhor, que tenha um coração sensível e ensinável. Levando-o a libertação pessoal e individual do ser, através do conhecimento, acompanhando-o no crescimento e desenvolvimento de seu chamado (ministério) pelo Eterno, preparando-o para o ide, na tentativa de fazer deles discípulos, levando-os para Ieshua como autor e consumidor de sua fé.

 

Faremos isso através de uma equipe de líderes, pessoas treinadas, testadas e aprovadas pelo S-nhor, que tenham um caráter confiável. As mesmas conduzirão reuniões públicas e/ou particulares, onde necessário for, onde haverá liberdade de adoração, louvor, ensinamento Bíblico e ministrações pessoais ou coletivas, através da aplicação de todos os dons espirituais disponíveis, permitindo o mover do Espírito Santo como dirigente e autor dos momentos acima mencionados, tendo a Bíblia em seu original como parâmetro em todas as coisas.

 

Colocamos a disposição, de qualquer pessoa materiais de ensino judaico messiânicos em seus originais com tradução direta através do Seminário Teológico em:
•    CDs,
•    DVDs,
•    Livros, 
•    Apostilas,
•    Jornais, 
•    Revistas, 
•    Aulas à distância e presenciais,
•    Workshop, Seminários e conferências,
•    Materiais de adoração e louvor,
•    Materiais de pesquisa Bíblica.

 

O S-nhor nos dá uma ordem, de irmos por todo o mundo e pregarmos as Boas Novas do Cordeiro (Evangelho) para toda a criatura. De preparar o caminho do Senhor, levando a palavra de arrependimento e proporcionando a restauração da noiva do Cordeiro, em virtude disso, nos colocamos à disposição para o serviço do ide, por onde o Eterno nos enviar.
Nosso clamor é que o Reino de nosso Senhor se estabeleça e que o governo d’Ele faça a diferença, reconhecemos que necessitamos de seu senhorio e de seu governo para nos instruir, entendemos que a nossa vontade não está conforme as perfeições do reino de nosso S-nhor por isso nós confessamos que nossa busca e contínua a fazer o que é de sua vontade, da forma d’Ele e no tempo d’Ele, Glórias a Ele!
Todos os direitos reservados para equipes

Nosso Alvo

Autorizações e Validades

Yesha'yahu (Isaías) 52 fala do cativeiro do povo do Eterno continuando a explicação do texto em Yesha'yahu (Isaías) 51:14, pois o povo estava preso e não sabia como enfrentar todos os problemas que vinham decorrentes do cativeiro.
Yesha'yahu (Isaías) já estava perdida em relação ao seu relacionamento com o Eterno, mas o Eterno de Israel não se esqueceu da nação escolhida e fez com que o povo novamente percebesse o Seu poderio e as Suas promessas, por isso o Eterno exorta Israel a não temer o que Satanás, principados, potestades, legiões demoníacas e o próprio homem poderiam fazer contra ela. O inimigo assolava o povo escolhido colocando em suas mentes e corações sofrimento, dúvida, dor e angústia (medo), mas o Eterno lembra ao povo dos primórdios da criação de tudo.

 

A partir de Yesha'yahu (Isaías) 51:17 o Eterno volta-se para Israel e “desperta-a” para o novo direcionamento que Ele estará fazendo na vida da nação. O povo pereceu durante o cativeiro, mas o Eterno começará a amparar o seu povo e a guerrear contra aqueles que foram contra os escolhidos, contra os que os fizeram cativos. O Eterno também é o D-us da justiça, da guerra e da ira. O povo não mais confiava naquilo que o Pai havia prometido para o seu povo e em uma visão futura a uma nação e por isso ela foi humilhada, pisoteada e suja.

 

Em Yesha'yahu (Isaías) 52, novamente Ele exorta o povo a abrir seus olhos para aquilo que Ele tem de privilégio para ela, a nação – o povo escolhido. D-us manda para que Jerusalém se adorne com os vestidos formosos, os quais são para a festa, bodas do cordeiro e também coloca que não mais haverá imundice na cidade santa, ou seja, o Eterno escolherá quem fica e quem sai da cidade e fará isto se cumprir.

 

Após tanto tempo em cativeiro o Eterno manda Israel sacudir o pó e soltar as ataduras, em outras palavras, sair do cativeiro, limpar-se espiritualmente e fisicamente, voltar os seus caminhos ao D-us de Israel, jogar fora os trapos de roupas que sobraram e também os utensílios prisionais.

 

Israel foi raptada sem saber o motivo e nem foi comprada, simplesmente foi feita escrava de nações, povos, credos e pessoas, não se esquecendo das opressões demoníacas e o fardo de entoar louvor para o amado de suas almas em terra estranha e no meio de um povo idólatra com tanta opressão.

 

O povo havia saído para peregrinar, mas foi surpreendido. Agora o Eterno está em prontidão para começar a ceifar a todos aqueles que blasfemarem contra o povo escolhido e também o nome do Eterno; assim os povos saberão que o Eterno é D-us, de toda a criação e Israel novamente será relembrada como povo escolhido.

 

O Eterno agrada-se daqueles que anunciam as boas-novas, que prepara o caminho, daqueles que estão na obra e nos mistérios d’Ele. Assim será conhecida Óh Jerusalém, poiso Eterno sairá do seu lugar para colocar Sua mão a favor de Seu povo, assim todos conhecerão que a salvação vem do Eterno através de Ieshua Há Mashiach.
D-us manda que não toqueis e nem ficais no meio das coisas imundas (condição de vida fora dos padrões de D-us) e ordena a purificação do povo no corpo, na alma e no espírito. O povo não será mais opresso, mas a partir de agora o Eterno será a retaguarda e a sua dianteira. É Ele quem abrirá a frente de batalha e pleiteará avante os homens, é o Eterno e não mais o povo escolhido – Israel.

 

Adendo nosso: Povo escolhido, povo do Eterno desperta, desperta, bate a poeira e sacode o pó, pois o teu socorro já chegou. E Ieshua (Jesus) verdadeiramente é o Há Mashiach (o Messias), então nós dizemos “que venha o Seu reino. Que o seu senhorio seja estabelecido nos quatro cantos desta Terra e que o seu remanescente se levante de todas as extremidades e a uma só voz com os arcanjos, anjos querubins e serafins dizendo:
“Santo, Santo, Santo é o Senhor D-us do universo, e que verdadeiramente os céus e a terra proclamam a Sua glória, Seu senhorio e Sua Justiça”.

O Centro Educacional Judaico Messiânico Ltda. – EPP, funcionando sob a epígrafe de Instituto Judaico Messiânico é uma instituição de cunho científico, educacional e cultural, enraizados na estrutura histórica e espiritual de um povo singular, sendo este semita, amparado pelo processo histórico, político e econômico deste mesmo povo, com os respaldos sociais de tais fatos, gravados nos mais amplos meios de existência humana e religiosa em sua essência, embasado nos originais bíblicos inquestionáveis e dito infalível, e pelo Estado Brasileiro, devidamente protegido pela Constituição Federal em seu 5º artigo e atestados pelos mais variados cientistas no mundo, promovendo o intercâmbio de profunda formação e informação neste campo. 

 

Vale lembrar que tal ensino não existe até então no Brasil amplamente ofertado a não ser neste centro de educação com o respaldo de Israel, promovendo intercâmbio cultural e estudantil para as mais variadas idades e tipos de estudo.
Tal instituição só se faz possível a sua real existência de forma privada, sem a intervenção do estado, com investimentos oriundos de pessoas que amam este campo e apoiam toda a sua produção pedagógica de educação pautada em tais raízes, sejam eles cursos de extensão, especialização (mestrado e doutorado) e até mesmo graduação, sendo toda a estrutura de livre pensamento filosófico e religioso, neste caso Judaico Messiânico como um curso livre no sentido de amplos saberes. 
Então vamos aos fatos, oriundos de tal defesa e justificativa.

 

1.    Fato de lei.
O DECRETO-LEI Nº. 1051/69 autoriza a validação dos estudos “aos portadores de diploma de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa” (Art. 1º) este é o nosso caso e onde nos enquadramos. 
“Como o ensino militar o ensino religioso foge as limitações dos sistemas vigentes” (Par. 286/81). Tais cursos são ditos “livres”, não necessitando de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente. 

 

2.    Fato Jurídico
A jurisprudência do Conselho Federal de Educação tem sido e sempre foi no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis, é o que se depreende da leitura da Lei de 1821/53, do Decreto 34.330/53, dos pareceres do CFE, nº 279-64 (doc. 31 p.69) e nº. 884/65 (doc. 92 p. 60) e nº. 3174/77 (Doc. 204 p.17) entre outros.

 

3.    Fato Internacional.
Leis Internacionais e Portarias relacionadas ao pastoreado e suas funções determinantes de atuação Religiosa no mundo:
•    Princípio da Paz e Segurança aferida na Carta da ONU art. 1, parágrafo 1, Capítulo 1 de 26 de junho de 1945; 
•    Da Cooperação Internacional do mesmo ano de 1945 na Carta da ONU art. 1, Capítulo 1, parágrafo 3 de 26 de junho e Art. 5° da Constituição Federal, XIII e art.7° a 9° e Artigo 5° – VI; VII e XVI; 205 e 215 da Constituição Federal do Brasil e Artigo 24 da Lei Federal n° 7.210, de 11 de junho de 1984.

 

Logo, para o amplo saber, a todos que nos acessam de alguma forma, tudo isso se faz público, por meios eletrônicos e impressos para a pesquisa em larga escala e suas devidas validações.

o. É fácil.

No que cremos

1.    Nós cremos na Bíblia?
A Bíblia consiste na Torah e na Tanach (Escrituras Sagradas) e os escritos mais comumente conhecidos como os da Brit Hadasha (Nova Aliança). Cremos, portanto, que a Torah é a Brit Hadasha sejam as únicas palavras, de fato infalível e autoritativa de D-us. Reconhecemos a Bíblia como um todo sendo inspirada pelo Espírito do Eterno através de homens. Reconhecemos a sua inspiração divina, e aceitamos os seus ensinamentos como a nossa autoridade final em todas as questões de fé e vida comum, como se pode atestar por meio das seguintes passagens:

 

Devarim - Deuteronômio 6:4-6; “Ouve, Israel, o S-NHOR nosso D-us é o único S-NHOR Amarás, pois, o S-NHOR teu D-us de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças e estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Comentários: Cremos que o Eterno é Um e Único, sendo que Ele é o único em que podemos adorar, comprometendo-nos em todas as formas a amá-lo acima de todas as coisas inclusive de nós mesmos, esse versículo é a oração máxima do judaísmo o famoso (Shemá). Vale lembrar aqui também as suas manifestações no filho Yeshua (verbo em carne – matéria) também como D-us, por conter a essência do Pai, e no Espírito Santo, por ser o próprio Espírito do Eterno se movendo no mundo e no homem, Bendito Seja o seu Nome.

 

Mishle Shelomoh - Provérbios 03: 1-6; “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de D-us e do homem. Confia no S-NHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Comentários: Vemos aqui não só como lei, mas sim como ensino também, pois o novo testamento é um reflexo do antigo testamento. Também cremos que as escrituras sagradas nos norteiam no que tange a vida prática em nossos dias.

 

Tehilim - Salmos 119:89,105; “Lámed. Para sempre, ó S-NHOR, a tua palavra permanece no céu Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Comentários: Cremos que a direção infalível do Eterno para os nossos dias se encontra integralmente na palavra, logo atribuímos as escrituras sagradas o mais alto prestígio sendo que não há outro sistema de governo que se iguala a ela. Entendemos que o governo bíblico é teocrata e monárquico.

 

Yeshayahu - Isaías 48:12-16; “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos. Ajuntai-vos todos vôs, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O S-NHOR o amou, e executará a sua vontade contra babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, o tenho falado; também já o chamei, e o trarei, e farei próspero o seu caminho. Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o S-nhor D-US me enviou a mim, e o seu Espírito”. Comentários: Entendemos claramente que não podemos de modo algum nos usar das escrituras para fazer um “fast food” bíblico ou religioso nos usando somente das passagens que nos favorece e sim se usando de todo o conteúdo bíblico em prol de nosso próprio crescimento, preservação e ganho de maturidade espiritual.

 

Ruhomayah - Ruhomayah - Romanos 8:14-17; “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de D-us, esses são filhos de D-us. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de D-us. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de D-us, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”. Comentários: Cremos na multiforme manifestação do Ruach Elohim em nosso meio.

 

Timoteus Beit - 2 Timóteo 2:15; “Procura apresentar-te a D-us aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Comentários: Procuramos viver de forma agradável ao Eterno com respaldo bíblico e testamentário, cuidando das coisas do reino, sabendo que Ele cuidará das nossas em todas as formas.

 

Timoteus Beit - 2 Timóteo 3:16-17; “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de D-us seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. Comentários: Cremos e estudamos a totalidade bíblica, mas não em sua forma romanizada e sim judaica com a pessoa do Messias sendo o centro.

​

2.    Nós Cremos em D-us Pai, Abba?
Não iremos comentar os versículos abaixo por se tratarem explicitamente de como cremos em D-us Pai.

 

Yochanan - João 6:27; “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, D-us, o selou”.

 

Curintayah Alef - 1 Coríntios 1:3; “Graça e paz da parte de D-us nosso Pai, e do S-nhor Jesus Cristo”.

 

Galutyah - Gálatas 1:1; ”Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por D-us Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

 

Guilyana - Revelações 3:5,21; “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”.

 

Yirmeyahu - Jeremias 3:4,19; “Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás”.

 

Yirmeyahu - Jeremias 31:9; “Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

 

Malakhi - Malaquias 1:6; “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? Diz o S-NHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome”?

 

Matitiyahu - Mateus 6:9,32; “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”;
Lucas - Lucas 10:21-22; “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

 

Yochanan - João 1:14; “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

 

Yochanan - João 4:23; “Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

 

Yochanan - João 5:17-26; “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que D-us era seu próprio Pai, fazendo-se igual a D-us. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que querem. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o envio. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é em que os mortos ouvirão a voz do Filho de D-us, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

​

Yochanan - João 6:28-46; “Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de D-us? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de D-us é esta: Que creiais naquele que ele enviou. Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de D-us é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor dá-nos sempre desse pão.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e, contudo, não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu, pois, Jesus e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por D-us. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de D-us; este tem visto ao Pai.

​

Ruhomayah - Romanos 8: 14-15; “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de D-us, esses são filhos de D-us. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 

​

3.    No que cremos sobre D-us, o Criador?
Cremos que Ele criou o homem a imagem e semelhança dele mesmo e na sua criação os fez homem e mulher. Citaremos referências a seguir:

 

Bereshit - Gênesis 1:1 – “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Comentários: Entendemos que, no princípio, não significando o “Princípio da Eternidade”, formou D-us a terra, dando a existência algo que não existia, formando-a do nada, apenas a sua palavra de ordem.

 

Bereshit - Gênesis 1:26 – “E disse D-us: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Comentários: Compreendemos a majestade na pluralidade do façamos a nossa imagem e semelhança, representando a unidade de D-us em um todo da criação, indicando a criação do homem de uma forma natural e moralmente semelhante a D-us e que ao pecar perdeu a semelhança moral a qual era a sua impecabilidade, mas entendemos que a semelhança natural, intelecto, emoções e vontade, ele ainda retém. Referências: Gn 6:9; Tg 3:9

 

Bereshit - Gênesis 1:27 – “E criou D-us o homem à sua imagem; à imagem de D-us o criou; homem e mulher os criou”. Comentários: Entendemos que, o fator homem, como uma palavra usada no genérico e depois ampliada em seu sentido à mulher (macho e fêmea). A formação física de Eva como mulher só é dada detalhes em Gn 2: 18-23.

 

Shemót - Êxodo 20:11 – “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”. Comentários: Acreditamos na completa escritura da palavra dentro do tempo da criação, conforme nos é relatado neste versículo, tendo como dia especial, santo e de ordem, o sábado como o dia do Senhor e como descanso para seu povo, seja para homem ou para animais, mas isso não nos permite excluir qualquer outro dia na presença do Eterno.

 

Nehemya - Neemias 9:6 – “Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com a vida a todos; e o exército dos céus te adora”. Comentários: Entendemos neste versículo, que o relembrar da aliança Abraânica dentro do povo de Israel, veio à tona, ao reconhecimento da majestade e da grandeza do Criador.

 

Tehilim - Salmos 8:3 – “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste”. Comentários: Podemos compreender que o Senhor, o Deus de Israel é o D-us de tudo.

 

Tehilim - Salmos 24: 1-2 – “Ao Senhor pertence à terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu”. Comentários: Acreditamos que, neste hino de louvor, o Salmista queria exaltar e glorificar o possuidor de toda terra. E instruir possíveis adoradores, tanto quanto ele o adorava.

 

Tehilim - Salmos 33:6 – “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca”. Comentários: Podemos entender a ordem direta na criação, através da palavra e do sopro da boca do Senhor.

 

Yeshayahu - Isaías 40:12 – “Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou aos montes com peso e os outeiros em balanças”? Comentários: Podemos entender que o universo inteiro fica reduzido ao mínimo, quando comparado a Deus o nosso Criador. 

 

Yirmeyahu - Jeremias 51:15 – “Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento”. Comentários: Podemos entender que não existe sabedoria maior do que a do nosso D-us.
Atos dos Emissários - Atos dos Apóstolos 14:15 – “E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao D-us vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles”. Comentários: Podemos ver quão precioso, quando a sua criação reconhece o poder de nosso Criador, se humilhando em compreensão que tudo quanto existe proveu de um Deus vivo e não de mãos humanas ou de deuses construídos pelos homens.

 

Efessayah - Efésios 3:9 – “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em D-us, que tudo criou por meio de Jesus Cristo”. Comentários: Entendemos que, o nosso Soberano já tinha planos e propósitos para sua igreja, através de Yeshua há Mashiach. 

​

4.    No que cremos sobre o acesso do homem a D-us
Cremos que o ser humano, criado a imagem e semelhança do D-us invisível tem acesso ao pai através de Yeshua conforme a palavra nos orienta:

 

Tehilim - Salmos 145:18 – “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”. Comentários: Entendemos que este versículo fala por si, sem maiores explicações.

 

Yochanan - João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim”. Comentários: Entendemos que a pessoa de Yeshua é a nossa única ligação com o Eterno.

 

Ivrim - Hebreus 4:16 – “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Comentários: Entendemos que se nos achegarmos com confiança na presença do Eterno, temos toda a ajuda do qual necessitamos para a nossa vida, em todas as áreas.

 

Ya’akov - Tiago 4:8 – “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores: e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Comentários: Entendemos que para andarmos com o Eterno passamos por um processo de santificação pessoal através do agir; dele em nós.

​

5.    No que cremos Sobre a Graça de D-us?
Cremos num D-us justo e grandioso que se compadece de sua criação conforme referências a seguir:

 

Bereshit - Gênesis 6:8 – “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor”. Comentários: Cremos que todos nós somos agraciados pelo Eterno, quando estamos no centro da sua vontade.

 

Tehilim - Salmos 51:1 - “Tem misericórdia de mim, ó D-us, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias”. Comentários: Cremos na misericórdia do Eterno.

 

Yochanan - João 1:16 – “E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça”. Comentários: Cremos no dom gratuito de D-us através da sua graça.

 

Ruhomayah - Romanos 3:24 – “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Comentários: Cremos que através de Ieshua Há Mashiach temos a graça que há em D-us.

 

Ruhomayah - Romanos 5:2 – “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de D-us”. Comentários: Cremos que a nossa glória provém da glória de nosso Senhor, sabendo que devemos estar firmes. Nele.

 

Ruhomayah - Romanos 15:5-6 – “Ora, o D-us de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao D-us e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Comentários: Cremos que através de Yeshua podemos compartilhar do mesmo sentimento uns para com os outros.

 

Curintayah Beit - II Coríntios 12:9 – “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”. Comentários: Cremos na suficiência da graça do Eterno através de Ieshua.

 

Efessayah - Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e sito não vem de vós, é dom de D-us”. Comentários: Cremos na salvação através da graça de D-us.

 

Ivrim - Hebreus 4:16 - “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Comentários: Cremos na ajuda do Eterno em nosso meio.

 

Kefá Beit - II Pedro 3:18 – “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”. Comentários: Que a busca de nosso conhecimento seja por mais de Deus.

​

6.    No que cremos sobre o amor de D-us? Um D-us amoroso.
Cremos no amor incondicional acima da condição do pecado do homem, amor este refletido à humanidade através de seu filho, conforme referências a seguir:

 

Yeshayahu - Isaías 54:10 – “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o S-NHOR que se compadece de ti”. Comentários: Podemos entender que o amor do S-nhor está sobre modo elevado ao nosso conhecimento e que esse amor, o homem não compreende em muitas situações da vida. Vemos que o nosso D-us é um D-us de aliança e que guarda tudo com braço forte.

 

Yochanan - João 3:16 – “Porque D-us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Comentários: Podemos ver o amor de D-us que age e se manifesta de forma natural e sobrenatural, e que os parâmetros de amor são sacrificiais, tanto para o homem quanto para ele mesmo.

 

Yochanan - João 17:23 – Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim”. Comentários: Podemos entender nesse versículo que, todas as pessoas que confessam Ieshua como Salvador de sua vida, elas fazem parte de um único corpo, na totalidade de uma única família, sendo a família de D-us, quer queira, seja judeu ou não judeu, grego ou romano, pois todos fazem parte do corpo do Mashiach (Messias).

 

Ruhomayah - Romanos 8:31-32 – “Que diremos, pois, a estas coisas? Se D-us é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nós não dará também com ele todas as coisas”? Comentários: Entendemos que o expressar o amor de D-us, para com o homem foi tamanho que, não existe nada no mundo capaz de nos separar do amaro de Deus, a não ser o pecado, a sedução das coisas que não convém na presença do Senhor ou fora dela.

 

Ruhomayah - Romanos 8:38-39 – “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de D-us, que está em Cristo Jesus nosso S-nhor”. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por sim mesmo. 

​

7.    Nós Cremos na Santidade de D-us?
Cremos que Ele é D-us - Santo e que não existe outro como Ele mesmo, como se vê abaixo:

 

Shemót - Êxodo: 15:11. Oh Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em Santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas? Comentários: Entendemos que não existe outro como Ele, entre todos os outros deuses e que o mesmo é Santo. A Santidade, porém, está muitas vezes distante do homem, por conta das escolhas deste último.

 

Vayikrá - Levítico 19:2. Fala a toda congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo. Comentários: Estes versículos falam por si mesmo, assim, temos a obrigação de sermos Santos, porque o nosso D-us é Santo.

 

Habaquq - Habacuque 1:13. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? Comentários: Entendemos que o que se passa com o homem, quando não está no plano e propósito de D-us, são condicionantes toleradas pelo Eterno, que não invade a privacidade do Indivíduo em seu livre arbítrio.

 

Guilyana - Apocalipse 4:8. E os quatro animais tinham cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor D-us, o Todo Poderoso, que era e que é, e que há de vir. Comentários: Entendemos que toda a criação exalta o Criador na grandeza de; Sua majestade. Somente com condição de sermos Santos nos unimos à criação, fazendo dessas palavras as nossas. Santo! Santo! Santo!

​

8.    Nós Cremos na Soberania de D-us. 
Cremos em um D-us, soberano. Em um D-us que é Rei, e que o Mesmo reina e que nada sai do Seu controle, como se vê a seguir:

 

Shemót - Êxodo 15:18. O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Comentários: Entendemos que o Único Rei Eterno é o D-us de Israel e reinará através de seu filho Yeshua (Jesus).

 

Shemót - Êxodo 18:11.  Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. Comentários: Entendemos que a grandeza do Eterno não se limita ao conhecimento do homem.

 

Devarim - Deuteronômio 4:39. Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é D-us, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. Comentários: Entendemos que só existe um Rei e que este Rei Reina eternamente.

 

Yehoshua - Josué 2:11. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em seguida mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso D-us é D-us em cima nos céus e em baixo na terra. Comentários: Entendemos que o Eterno reina da forma, condição e situação que lhe apraz, indiferente da interferência do homem, sendo que o Eterno muitas vezes permite a participação do homem de forma intima no relacionamento espiritual, porem com ressalvas desta maturidade espiritual.

 

Tehilim - SaImos 24:1. Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Comentários: Entendemos que a Terra em sua totalidade não pertence a nenhum tipo de governo ou república e sim a D-us, entendemos que o governo de homens existe para uma questão administrativa financeira de recursos em prol do próprio homem, porem o mesmo não se qualifica dono.

 

Tehilim - SaImos 93-1-2. O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. Comentários: Entendemos que. O Eterno não tem começo, meio ou fim e por ser Senhor e Rei, lhe é atribuído todo o poder.

 

Tehilim - SaImos 95:3-5.  Porque o Senhor é D-us grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Em suas mãos estão às profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar; e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Comentários: Entendemos que existem outros deuses feitos por homens e adorados pelos mesmos, sendo que estes deuses não dizem respeito ao D-us de Israel e sim a entidades espirituais, que ousam ter os atributos divinos.

 

Tehilim - SaImos 96:10. Dizei entre os gentios que o Senhor Reina. O mundo também se firmará para que se não abale: julgará os povos com retidão. Comentários: Entendemos que a palavra faz distinção de povos e pessoas, porem o Eterno está disponível na pessoa do messias a todos quanto s o confessarem e professarem as instruções deixadas nas escrituras, nós sabemos que o homem se estrutura em seus diversos tipos de sociedades, com os seus diversos tipos de culturas e costumes, mas acreditamos na cultura e costumes bíblicos.

​

Matitiyahu - Mateus 6: 10-13. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Comentários: Entendemos que a oração dada por Yeshua ao mundo deixa claro para o homem que o Eterno é soberano em tudo, não importa divisas de estados, governos de homens ou placas de denominações religiosas ou outros tipos de credos religiosas.

 

Matitiyahu - Mateus 11:25. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Comentários: Entendemos que a soberania do Eterno ficou evidenciada após Yeshua (Jesus) dar graças ao Pai.

 

Ma`assei Sh`lichim - Atos dos Apóstolos. 17:24. O D-us que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Comentários: Entendemos que a soberania do Eterno não pode estar em locais feitos por homens, logo acreditamos que todos os lugares de culto, indiferente de seu formato, placa e estrutura são casas de oração e adoração ao Senhor para o ajuntamento de povos (pessoas), denominados Igrejas.

 

Ruhomayah - Ruhomayah - Romanos 14:11. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda língua confessará a D-us. Comentários: Não precisamos comentar este versículo, por ser explícito o entendimento.

 

Sepher Dibrê Hayyamîm - I Crônicas 29:11 – Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. Comentários: Não precisamos comentar este versículo, por ser explícito o entendimento.

 

Timoteus Aleph - I Timóteo 6:15. – A qual há seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Comentários: Não precisamos comentar este versículo, por ser explícito o entendimento.

 

Guilyana - Apocalipse 19:6. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o senhor D-us Todo-Poderoso reina. Comentários: Não precisamos comentar este versículo, por ser explícito o entendimento.

​

9.    Nós Cremos em D-us Filho (Ha Ben)?
D-us tem um Filho, que na realidade é D-us homem, conforme descritos abaixo mencionados.

 

Tehilim - Salmos 2; “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o S-NHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo Monte de Sião. Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei Pede-me, e eu te darei os gentios por Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Herança, e os fins da terra por tua possessão. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam”. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

 

Shelomoh - Provérbios 30:4-6; “Quem subiu ao céu e desceu”? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda a Palavra de D-us é pura; escudo é para os que Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Confiam nele. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

 

Ivrim - Hebreus 1; “Havendo D-us antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de D-us o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labaredas de fogo. Mas, do Filho, diz: O D-us, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso D-us, o teu D-us, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

 

Lucas - Lucas 12: 35-37: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o S-nhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só, fazendo uma referência ao tempo das últimas coisas. 

 

Yochanan - João 1:  29-34, e 49: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de D-us, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de D-us. - Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de D-us; tu és o Rei de Israel. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

 

Yochanan - João 3:14-18: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque D-us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque D-us enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de D-us. Comentários: Entendemos que o próprio versículo fala por si só.

​

10.    No que cremos Sobre Yeshua Há Mashiach como Divindade?
Não estaremos comentando os versículos abaixo citados por estarem em entendimento claro em nossos dias. 

 

Matityahu - Mateus 1:22 – “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz”; 

 

Matityahu - Mateus 3:17 – “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. 

 

Matityahu - Mateus 8:29 – “E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo”?

 

Yochanan - João 1:1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

 

Yochanan - João 5:17 – “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

 

Yochanan - João 5: 22-23 – “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo”; “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o envio”.

 

Yochanan - João 10:10 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

 

Yochanan - João 20:28 – “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu”!

 

Filipissayah - Filipenses 2:6 – “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”.

 

Ivrim - Hebreus 1:8 – “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino”.

 

Ivrim - Hebreus 13:8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”.

 

Guilyana - Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.

bottom of page